Pesquisar este blog

sábado, 30 de março de 2013

Estou grávida? 

Já posso saber o sexo do meu bebê logo no início da gestação? SIM!


"Há mais de 20 anos já se sabe que circulam células fetais no sangue materno, e que essas células poderiam ser uma valiosa ferramenta no diagnóstico não invasivo de desordens genéticas fetais. Avanços significativos nessa área foram alcançados.
Em 1989, Lo e seus colaboradores demonstraram que essas células fetais (DNA fetal) poderiam ser detectadas através de um método de biologia molecular chamada Reação em Cadeia de Polimerase, ou PCR como é mais conhecida. A técnica de PCR é capaz de detectar pequenas quantidades de DNA e até mesmo identificá-lo, como por exemplo é feito no exame de reconhecimento de paternidade.
Todos sabem que os seres humanos são identificados pelo sexo. Geneticamente, tanto as mulheres como os homens apresentam 46 cromossomos. Porém o que nos diferencia como sendo do sexo masculino e feminino são os cromossomos sexuais. As mulheres apresentam dois cromossomos X e os homens um cromossomo X e um Y. Portando, o que determina o sexo é a presença do cromossomo Y (homem) ou não (mulher).
Durante a gestação, sabemos que as células do bebê (DNA fetal) estão circulando no sangue da gestante. Através da técnica de PCR, a partir de 5 semanas de gestação (pouco mais que um mês de gestação), podemos identificar se o bebê é do sexo masculino ou feminino, determinando ou não a presença do cromossomo Y, no sangue dessa gestante. Deste modo, através de técnica não invasiva que é a coleta de sangue periférico materno, podemos identificar com quase 100% de confiabilidade o sexo do bebê, praticamente ao mesmo tempo do resultado positivo da gestação.
O CENTRO PAULISTA DE DIAGNÓSTICO E PESQUISA (CPDP) é um ramo de pesquisa do Centro de Reprodução Humana Prof. Franco Junior e já dispõe desse tipo de exame (com máquina de PCR em Tempo Real), onde a futura mamãe pode saber o sexo do seu filho quase ao mesmo tempo em que fica sabendo que está grávida. Necessitando apenas, retirar 8 a 10 ml de sangue e aguardar de 5 a 7 dias para saber o resultado."


fonte: Centro de Reprodução Humana   http://www.crh.com.br/default.asp

quinta-feira, 28 de março de 2013

Chá-de-bebê


Está faltando 2 meses para nascer? É o momento certo para organizar o chá-de-bebê!


Como fazê-lo? É fácil. Uma amiga mais próxima ou um familiar se incumbe de listar os ítens que faltam do enxoval e os convidados. Concluído isso, agora faltam os convites com o local, a hora e a loja onde podem ser adquiridos os presentes (hoje já se fazem lista de chá-de-bebê em lojas especializadas- é de bom tom não colocar no convite o ítem que o convidado deve comprar, assim ele comprará de acordo com o seu orçamento)
Tradicionalmente é a futura mamãe que oferece as bebidas e os convidados se incumbem de levar os pratos de comida, porém é mais elegante oferecer tudo, inclusive não se esqueça da decoração da festa.

A amiga organizadora fica incumbida de confirmar presença dos convidados (homens também podem participar) e das 
brincadeiras.




Brincadeiras:

  • Monte um bingo. Para quem ganhar dê brindes como chaveiros, velas, cremes... ou a lembrancinha do chá-de-bebê
  • Compre vários potes de papinha e coloque diversos tipos de alimentos e faça os convidados acertarem o que é. Você pode se deliciar com as fisionomias que eles farão ao experimentarem.
  • Outro tradicional é rodar um rolo de linha ou barbante para os convidados acertarem o tamanho da barriga.
  • Quando os convidados chegarem eles receberão uma fita para colocar no braço. A mãe determina uma palavra proibida na festa (ex.: fralda, bebê, nome do bebê, o nome da mãe...) quem falar a palavra perde a fita dando para outra pessoa. No final da festa quem tiver mais fitinhas ganha um brinde.
  • Os convidados podem trazer fotos de quando criança e colocar num mural para que outros tentem acertar quem é.

Momento de abrir os presentes:

Quando a mamãe errar o que há no pacote, ela deve pagar completando uma tarefa ou o convidado desenhando uma parte do bebê na barriga.
Tarefas: cantar,dançar, contar piada, imitar um bebê, desfilar, fazer caretas, tomar uma mamadeira, fazer uma boneca dormir, levar uma torta na cara, usar um acessório ridículo durante a festa e outras que sua imaginação criar.

Boa festa!